Cães vão à Universidade

Na Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense, os cães não só são bem-vindos, como são convidados a frequentar algumas aulas
Stats
0
comments
2719
views

Na Faculdade de Veterinária da Universidade Complutense, em Madrid, os cães não só são bem-vindos, como são convidados a frequentar algumas cadeiras que foram criadas especialmente para eles, nomeadamente: Educação Básica, Educação Avançada e Educação para a Cidadania.

As aulas caninas funcionam na Clínica de Comportamento Animal, onde existe esta escola para cães. As aulas são destinadas a cães e donos, e nelas participam também estudantes de veterinária, que assim aprofundam com a prática as teorias sobre educação canina, em todas as suas vertentes, de forma afectiva e em contacto com cães de todas as raças e com comportamentos diferenciados.

Os principais alvos das aulas são os cachorros até aos 6 meses, embora possam recorrer a este serviço donos de cães de qualquer idade para tentar corrigir algum comportamento dos seus animais que, de alguma forma, os preocupe.

No que respeita aos cachorros, os principais objectivos são ajudar donos e cães a criar uma relação sólida e equilibrada, ensinando os donos a integrar os animais nas suas próprias famílias, e ainda tornar os cães «cidadãos exemplares».

Existem vários tipos de curso. Um de iniciação, destinado unicamente aos donos, outro de educação básica para cachorros que ainda não tenham tido qualquer tipo de treino de obediência, ou que já tenham sido de alguma maneira treinados, mas não tenham atingido um conjunto mínimo de objectivos e precisem de reforçar essa aprendizagem, um terceiro, de educação avançada, e ainda o de cidadania, cujo objectivo é ensinar o cão a comportar-se socialmente. Existem também consultas e aulas para cães com problemas de comportamento e cujos donos sintam necessidade de ajuda para tentar corrigi-los.

O curso foi criado também com vista a minimizar o abandono de animais, já que se percebeu que muitos dos animais que eram entregues em canis ou, pior ainda, que eram deixados nas ruas, muitas vezes o eram porque os donos tinham dificuldade em educá-los, ou não faziam sequer ideia que era possível ensinar regras aos seus cães, mas que antes disso tinham eles próprios de aprender a ser donos responsáveis.
Os animais e donos que se inscreverem serão, também eles, alvos de estudos, não só por parte dos professores, mas também dos alunos, que assim podem aprender com a prática, antes de chegarem ao mercado de trabalho e serem confrontados com este tipo de problemas.

Qualquer dono que se inscreva num dos cursos fica habilitado a recorrer a um endereço de e-mail ao qual pode, a qualquer momento, recorrer para esclarecer qualquer dúvida que lhe surja no que respeita à relação com os seus cães. Com a finalização dos cursos, os donos e os animais recebem um diploma de aprovação, emitido por esta instituição da capital espanhola.

Paralelamente, estão também as ser criados cursos e aulas diferentes, para outros tipos de animais, nomeadamente gatos, cavalos e aves.
 

PUB ENTRE CONTEUDO

Source: 
www.petbystep.com
Get connected!